Tiago Camilo atravessa categorias para cravar marca histórica em Londres-2012
Judoca Tiago Camilo lutará pela terceira medalha olímpica no terceiro peso diferente.
Não importa se os adversários são franzinos e velozes ou fortes e pesados. Tiago Camilo já lidou com todos eles e sempre se manteve no topo. Agora, o paulista inicia a reta final de preparação para Londres-2012 com a chance de atingir um feito épico no judô: se tornar o primeiro da modalidade a conquistar três medalhas olímpicas em três pesos diferentes.
TRAJETÓRIA DE PESOS DE CAMILO
Tiago Camilo surgiu como uma das principais promessas do judô ao conquistar o Campeonato Mundial Júnior entre os meio-leves [66kg]. Ainda com 18 anos, ele subiu para o leve [73kg] e faturou a prata em seus primeiros Jogos Olímpicos, de Sydney-2000.
Pouco depois, Camilo precisou mudar novamente de categoria devido ao ganho de massa muscular. E após alguns anos de adaptação, ele voltou ao topo. Além de ganhar o Mundial em 2007 e ser eleito o melhor atleta da competição, ele conquistou o bronze em Pequim-2008.
"De todas as minhas mudanças, essa foi a mais complicada. Fiquei três anos com dificuldades, mas a partir de 2004 comecei a ter bons resultados com a seleção", explicou.
Passados os Jogos na China, Camilo deu outra guinada na carreira e arriscou a quarta mudança de categoria. Desta vez, sem grandes problemas e sem ficar longe do topo.
SATOSHI ISHII DE VOLTA AO JUDÔ
"O médio é uma categoria com muitos atletas novos. Ela tem alguns atletas que são muitos fortes fisicamente e não adianta eu tentar igualar. Mas eu compenso de outras formas, na movimentação e na agilidade", concluiu o judoca, que se recupera de uma lesão no tornozelo para voltar a competir oficialmente no Grand Slam do Rio de Janeiro do mês que vem.
Hugo Pessanha e Mayra Aguiar levam bronze no Grand Slam da Rússia de judô
- Mayra Aguiar foi punida duas vezes e perdeu a semifinal para a japonesa Akari Ogata.
Após três vitórias na fase classificatória, Hugo Pessanha encarou Daiki Nishiyama, terceiro colocado do ranking mundial.
Apesar de começar bem, o brasileiro se desconcentrou e levou um contragolpe que rendeu o ippon ao atleta oriental.
Mayra Aguiar, por sua vez, dominou Akari Ogata até a metade do combate. Porém, a japonesa foi esperta e forçou duas punições, suficientes para assegurar o triunfo sobre a brasileira. Assim como Hugo, a gaúcha somou 120 pontos no ranking mundial.
No último sábado, o Brasil já havia encerrado o primeiro dia de competições com três quintos lugares, de Felipe Kitadai, Leandro Cunha e Sarah Menezes. Com o resultado, cada um somou 60 pontos no ranking mundial classificatório para as Olímpiadas de Londres 2012.
(Uol Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua leveza! ^^